terça-feira, abril 18, 2006

gentilezas e verdades -

Posted by Picasa
Moti entrou na sala batendo a porta do escritório com força. Estava com aquela cara engraçada de criança com raiva que só a inocência permite.

- O que foi, meu amor? - Perguntei-lhe, enquanto a ajudava a carregar uns livros – quase tão pesados quanto ela...

- Foi o Rô, mamãe. Foi o Rô, ele me chamou de mentirosa. E eu não sou mentirosa! não sou!! – respondeu Moti, um tom mais alto que o normal.

- Mas como assim filhinha?... O Rodrigo é tão educado, ele jamais diria uma coisa dessas, tenho certeza que foi um mal entendido – afago seu rosto e a obrigo a se sentar - me conta essa historia direitinho vai...

- Mas é isso mesmo que a Sra. ouviu ... – mentirosa! Eu? – E ainda tomada pela raiva, ela começa a narrar os fatos. De semblante vermelho e mãos dançantes.

Foi assim. Hoje, lá na escola, a professora mandou a gente fazer uma redação. Daí que a redação do Rô ficou muito boa, muito boa mesmo, e eu disse isso pra ele.
“- Nossa, Rô, parabéns!”
- E sabe o que ele disse?
“- Obrigado, você é muito gentil!!”


-Vê se pode, me chamar de gentil, de gentil! - depois de ter sido tão legal com ele...

- Mas filhinha, foi só isso? – pergunto, ainda sem alcançar o motivo da zanga.

- Como só isso?? Você não ouviu mamãe? Gentil!! Ele disse que fui gentil!!

- Meu amor!! - a coloco no meu colo pra conversar - Você por acaso sabe o que é gentil?

- Sei sim mamãe!! Eu fui lá olhar no dicionário, quer ver? - com um pulo se levanta e corre para o escritório, de onde traz o seu cúmplice dicionário.

Gentil
1 caráter ou qualidade do que é polido
2 atitude gentil; cortesia, civilidade

Gentileza
1 conjunto de formalidades, de palavras e atos que os cidadãos adotam entre si para demonstrar mútuo respeito e consideração; boas maneiras, civilidade, cortesia. 2 o fato e a maneira de observar essas formalidades

- Viu só?? Viu só?? Ele me chamou de mentirosa!! De mentirosa!! - continua a protestar a minha pequena aprendiz da verdade, enquanto gotinhas de incompreensão brotam de seus olhos...
-Você entende mamãe? Você entende? Eu não falei aquilo para ser educada ou para respeitar as boas maneiras, falei aquilo porque era verdade!! Então, porque ele me diz isso?
-Não foi por gentileza!! Não foi!! – Eu não sou gentil!! Não sou!!

E assim, enquanto a pobre menina que não quer ser chamada de gentil continua a soluçar, eu a abraço - forte!! Com o sorriso terno de quem foi tocada por um anjo.


(Este post - em português mesmo - é dedicado a um menino chamado Rodrigo ou a um Rodrigo chamado menino...companheiro de travessuras, a quem tanto lhe encanta "implicar" comigo ^_^ )

1 Comments:

Blogger questiongirl said...

Yume!!!!
Agora eu estudo o portuguez!!!

você faze eu estudo muito jajaja

muito obrigada!
---
espero ponerme al corriente con usted en este bellísimo idioma!

un saludo desde su méxico!

5:09 PM  

Postar um comentário

<< Home